quinta-feira, 6 de junho de 2013

Carotenemia, o que é isso?

Não sei se você já ouviu falar em carotenemia, mas eu nunca havia ouvido antes, só descobri o que era na ultima consulta da Gabi ao pediatra.

Carotenemia nada mais é do que a pele do bebe que fica alaranjada no nariz, bochecha e mãos. Esses dias comecei a perceber que a Gabi estava meio amarelada, sabe mudando de cor, e ai achei super estranho. Então quando fomos ao pediatra perguntei a ele do que se tratava, ele disse que isso acontece quando o bebê começa a enjerir outros alimentos,  principalmente alimentos ricos em beta-caroteno como a cenoura e entre outros. Ele até brincou e disse: que para saber se a mãe está com alimentação do bebê correta é só ver se o bebê está mudando de cor. Até ai tudo bem, sai de lá feliz né, afinal estou alimentando bem a minha baby!

Mas ( sempre tem um mas), estou ficando intrigada com tantas pessoas dizendo: - Nossa você precisa parar de dar cenoura pra ela, está dando D+!(Como se eu só desse cenoura a ela), ou então: - O que ela comeu? Está com a boca suja( essa é a pior)!

Com isso eu voltei novamente a ficar encucada:- Será que é normal? Pensei: Vou diminuir então o beta-caroteno da alimentação dela! Mas isso é quase impossível, pois muitos alimentos possuem, como: abóbora, cenoura, mamão entre outros. Ai comecei a pesquisar mais sobre o assunto, e achei algo bem interessante no site cuidarenutrir.com.br e que ó confirmou o que o pediatra já havia dito. Veja só:

Alimentação complementar e pele amarelinha. É normal?

Acompanhando bebês em início de alimentação complementar (após o aleitamento exclusivo), é freqüente encontrar bebezinhos com o tom de pele bem amarelado. É comum também, encontrar as mamães sobremodo preocupadas com o fato. Por isso quero escrever um pouco sobre o assunto.
O primeiro aspecto importante, é diferenciar carotenemia de icterícia. Icterícia decorre de comprometimento do fígado, pode provocar lesões graves e por isso depende de cuidados médicos especializados. Ela nada tem a ver com a alimentação do bebê.
A carotenemia é uma ocorrência benigna, caraterizada pela concentração do beta-caroteno, no tecido subcutâneo, que deixa a pele do bebê, especialmente palma das mãos, bem amareladas. Ela só acomete bebês que já comem comidinhas e há uma justificativa de simples compreensão para o fato: a dieta de bebês que estão começando a ser alimentados com papinhas é predominantemente composta por alimentos ricos em beta-caroteno, que é precursor da vitamina A, tão importante nesta fase da vida.
Quem já é mamãe sabe que os bebês aceitam muito bem a cenoura, a abóbora, a barôa, o mamão, a laranja, o cará e outros alimentos do grupo amarelo-laranja. Verdade ou não? Todos eles são alimentos-fonte de beta-caroteno.
Bebês que comem volumes maiores tendem a apresentar carotenemia mais facilmente do que aqueles que comem pequenos volumes. Nenhum problema nisso! Como já disse, é uma ocorrência benigna, que desaparece naturalmente, na medida em que o bebê varia mais a alimentação.

                                                                                                    
Por Francine Barbosa
Nutricionista – Cuidar & Nutrir


Bom então esclarecido as dúvidas deixa minha pequena com seu nariz de cenoura e super saudável!!




15 comentários:

  1. Olá Munique que bom saber que não é nada grave, eu nem sabia que existia isso, agora estou começando a introduzir as frutinhas na alimentaçao da minha filha e nem sabia que existia isso..
    Mês que vem começo com a papinha de cenoura, batata, etc.
    Foi bom eu saber disso que ai se a minha filha ficar amarelinha, laranjinha já sei o porque, haha..
    Obrigada pela visitinha ao meu blog, adorei sua visita e seu cantinho, estou te seguindo já, volte sempre, te espero!
    Beijoos :*

    http://yasminpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha logologo sua péquena vai mesmo estar com nariz de cenoura també!!!hehehe
      Que bom que gostou, te espero mais vezes!

      Bejos

      Excluir
  2. Óla, vim da Agenda dos blogs conhecer seu cantinho...parabéns pelo espaço e muito sucesso no seu blog...seguindo! Te convido a visitar meu cantinho e se gosta siga também.... bjimm
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada pela visita!!! conheci o seu espaço e adorei! Pababéns

      Bjos

      Excluir
  3. Que fofura essa princesa. Linda a Gaby. Que bom que a carotenemia é uma coisa benigna né, quando li essa palavra fiquei curiosa pra saber o que era.

    Vi seu blog na Agenda dos blogs e vim conhecer, gostei muito do seu cantinho e já estou seguindo.
    Aguardo sua visita.
    Beijo Doce
    Doce Paz Beleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada linda! Fui conhecer seu cantino e adorei, muito legal as dicas!

      Bjos e volte quando quizer

      Excluir
  4. Óla, vim da Agenda dos blogs conhecer seu blog,Parabéns,te seguindo retribui flor http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie!! Obrigada pela visita! estou te seguind, adorei o blog
      Bjos

      Excluir
  5. Oi florzinha vim conhecer seu blog e amei, já sou sua seguidora, faço parte da agenda dos blogs e te convido a conhecer e seguir meu blog e curtir minha fan page, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogCiDoceMulher

    ResponderExcluir
  6. Não fazia ideia Munique! Nunca ouvi falar. Muito bom o post.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada querida!Tambem nunca tinha ouvido falar! Só fique sabendo mesmo porque o pediatra disse...

      Bjos

      Excluir
  7. Oi Munique
    faço parte do agenda dos blogs, vi você por lá e vim conhecer, adorei seus post's, são bem informativos, não sou mãe ainda, mais tenho sobrinhos e já vi eles ficarem com essa corzinha, mais nunca imaginei que era isso! Sua princesa é linda, e claro estou seguindo vocês, até porque amo crianças por isso resolvi fazer pedagogia, e hj tenho um blog de educação acho que vc vai gostar, fique a vontade para me visitar, um beijo :*
    Diário de Jardineira

    ResponderExcluir
  8. Nossa nunca que eu sabia...
    Já vi bebês assim,e pensei que fosse o sol.
    Interessante seu post!!!
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hahahaha... adorei o seu final ;)
    Não conhecia a carotenemia, interessante saber, sou mãe também, meu baby não passou por isso, apesar dele comer essas comidinhas todas, agora com 4 anos, nem pensar, só se eu tiver outro, hehehe...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou ficar muito feliz!