quinta-feira, 6 de junho de 2013

Carotenemia, o que é isso?

Não sei se você já ouviu falar em carotenemia, mas eu nunca havia ouvido antes, só descobri o que era na ultima consulta da Gabi ao pediatra.

Carotenemia nada mais é do que a pele do bebe que fica alaranjada no nariz, bochecha e mãos. Esses dias comecei a perceber que a Gabi estava meio amarelada, sabe mudando de cor, e ai achei super estranho. Então quando fomos ao pediatra perguntei a ele do que se tratava, ele disse que isso acontece quando o bebê começa a enjerir outros alimentos,  principalmente alimentos ricos em beta-caroteno como a cenoura e entre outros. Ele até brincou e disse: que para saber se a mãe está com alimentação do bebê correta é só ver se o bebê está mudando de cor. Até ai tudo bem, sai de lá feliz né, afinal estou alimentando bem a minha baby!

Mas ( sempre tem um mas), estou ficando intrigada com tantas pessoas dizendo: - Nossa você precisa parar de dar cenoura pra ela, está dando D+!(Como se eu só desse cenoura a ela), ou então: - O que ela comeu? Está com a boca suja( essa é a pior)!

Com isso eu voltei novamente a ficar encucada:- Será que é normal? Pensei: Vou diminuir então o beta-caroteno da alimentação dela! Mas isso é quase impossível, pois muitos alimentos possuem, como: abóbora, cenoura, mamão entre outros. Ai comecei a pesquisar mais sobre o assunto, e achei algo bem interessante no site cuidarenutrir.com.br e que ó confirmou o que o pediatra já havia dito. Veja só:

Alimentação complementar e pele amarelinha. É normal?

Acompanhando bebês em início de alimentação complementar (após o aleitamento exclusivo), é freqüente encontrar bebezinhos com o tom de pele bem amarelado. É comum também, encontrar as mamães sobremodo preocupadas com o fato. Por isso quero escrever um pouco sobre o assunto.
O primeiro aspecto importante, é diferenciar carotenemia de icterícia. Icterícia decorre de comprometimento do fígado, pode provocar lesões graves e por isso depende de cuidados médicos especializados. Ela nada tem a ver com a alimentação do bebê.
A carotenemia é uma ocorrência benigna, caraterizada pela concentração do beta-caroteno, no tecido subcutâneo, que deixa a pele do bebê, especialmente palma das mãos, bem amareladas. Ela só acomete bebês que já comem comidinhas e há uma justificativa de simples compreensão para o fato: a dieta de bebês que estão começando a ser alimentados com papinhas é predominantemente composta por alimentos ricos em beta-caroteno, que é precursor da vitamina A, tão importante nesta fase da vida.
Quem já é mamãe sabe que os bebês aceitam muito bem a cenoura, a abóbora, a barôa, o mamão, a laranja, o cará e outros alimentos do grupo amarelo-laranja. Verdade ou não? Todos eles são alimentos-fonte de beta-caroteno.
Bebês que comem volumes maiores tendem a apresentar carotenemia mais facilmente do que aqueles que comem pequenos volumes. Nenhum problema nisso! Como já disse, é uma ocorrência benigna, que desaparece naturalmente, na medida em que o bebê varia mais a alimentação.

                                                                                                    
Por Francine Barbosa
Nutricionista – Cuidar & Nutrir


Bom então esclarecido as dúvidas deixa minha pequena com seu nariz de cenoura e super saudável!!




17 comentários:

  1. Olá Munique que bom saber que não é nada grave, eu nem sabia que existia isso, agora estou começando a introduzir as frutinhas na alimentaçao da minha filha e nem sabia que existia isso..
    Mês que vem começo com a papinha de cenoura, batata, etc.
    Foi bom eu saber disso que ai se a minha filha ficar amarelinha, laranjinha já sei o porque, haha..
    Obrigada pela visitinha ao meu blog, adorei sua visita e seu cantinho, estou te seguindo já, volte sempre, te espero!
    Beijoos :*

    http://yasminpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha logologo sua péquena vai mesmo estar com nariz de cenoura també!!!hehehe
      Que bom que gostou, te espero mais vezes!

      Bejos

      Excluir
  2. Olá, amiga!! Sou a autora do blog de divulgação AGENDA DOS BLOGS e estou aqui para dizer que a sua divulgação já está na AGENDA. Peço que passe na página CADASTRADOS e veja o seu número de identificação que está em vermelho.É um prazer ter você conosco!!! Bjs!!

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Óla, vim da Agenda dos blogs conhecer seu cantinho...parabéns pelo espaço e muito sucesso no seu blog...seguindo! Te convido a visitar meu cantinho e se gosta siga também.... bjimm
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada pela visita!!! conheci o seu espaço e adorei! Pababéns

      Bjos

      Excluir
  4. Que fofura essa princesa. Linda a Gaby. Que bom que a carotenemia é uma coisa benigna né, quando li essa palavra fiquei curiosa pra saber o que era.

    Vi seu blog na Agenda dos blogs e vim conhecer, gostei muito do seu cantinho e já estou seguindo.
    Aguardo sua visita.
    Beijo Doce
    Doce Paz Beleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada linda! Fui conhecer seu cantino e adorei, muito legal as dicas!

      Bjos e volte quando quizer

      Excluir
  5. Óla, vim da Agenda dos blogs conhecer seu blog,Parabéns,te seguindo retribui flor http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie!! Obrigada pela visita! estou te seguind, adorei o blog
      Bjos

      Excluir
  6. Oi florzinha vim conhecer seu blog e amei, já sou sua seguidora, faço parte da agenda dos blogs e te convido a conhecer e seguir meu blog e curtir minha fan page, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogCiDoceMulher

    ResponderExcluir
  7. Não fazia ideia Munique! Nunca ouvi falar. Muito bom o post.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada querida!Tambem nunca tinha ouvido falar! Só fique sabendo mesmo porque o pediatra disse...

      Bjos

      Excluir
  8. Olá também faço parte do Agenda dos Blogs e passei por aqui para bisbilhotar no seu cantinho e como gostei muito estou te seguindo .Meu blog se chama LivreAcessoEBD e por isso fique a vontade para ir conhecer sua presença será especial pra mim.
    http://livreacessoebd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Munique
    faço parte do agenda dos blogs, vi você por lá e vim conhecer, adorei seus post's, são bem informativos, não sou mãe ainda, mais tenho sobrinhos e já vi eles ficarem com essa corzinha, mais nunca imaginei que era isso! Sua princesa é linda, e claro estou seguindo vocês, até porque amo crianças por isso resolvi fazer pedagogia, e hj tenho um blog de educação acho que vc vai gostar, fique a vontade para me visitar, um beijo :*
    Diário de Jardineira

    ResponderExcluir
  10. Nossa nunca que eu sabia...
    Já vi bebês assim,e pensei que fosse o sol.
    Interessante seu post!!!
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hahahaha... adorei o seu final ;)
    Não conhecia a carotenemia, interessante saber, sou mãe também, meu baby não passou por isso, apesar dele comer essas comidinhas todas, agora com 4 anos, nem pensar, só se eu tiver outro, hehehe...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, vou ficar muito feliz!